As Receitas da Sofia: Janeiro 2007

As Receitas da Sofia

sábado, janeiro 13, 2007

**Almôndegas**







Ingredientes: (4 pessoas)

1kg de carne de vaca
1o0gr de presunto
salsa
3 dentes de alho
2 ovos
1 carcaça
1 caldo de carne
2 cebolas
sal, azeite, pimenta,farinha e noz moscada qb


Preparação:

Picar a carne, o presunto, a salsa e dois dentes de alho. Amasse a mistura com os ovos e o miolo da carcaça previamente amolecido no caldo de carne diluído num pouco de agua. Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada e deixe repousar um pouco. Molde pequenas bolas passadas por farinha. Faça um refogado com a cebola e um dente de alho picados e um pouco de azeite, acrescente água suficiente para cozer as almôndegas. Deixe apurar e sirva com o próprio molho. Pode-se acompanhar com puré de batata.

Bom Apetite!!!

sexta-feira, janeiro 12, 2007



Como cozinhar aves e ovos em segurança


O vírus da gripe aviária do subtipo H5N1 é destruído a temperaturas superiores a 70ºC. Embora não haja evidências de que este vírus se transmita por via alimentar, tendo por base o princípio da precaução, a ASAE aconselha:
1. A carne de aves e os ovos devem ser cozinhados de modo a que se atinjam temperaturas superiores a 70ºC no seu interior.
Como verificar?• A carne muda de cor quando é cozinhada. Observar as alterações de cor pode ser particularmente útil para verificar se está devidamente cozinhada.• Porções de aves ou salsichas: fazer um corte até ao interior e verificar que não existem regiões da carne com um tom rosado. A carne deve estar a ferver no seu interior.• Frango ou outras aves inteiras: espetar a zona mais espessa da perna com uma faca limpa até que saia o suco. Este não deve conter fragmentos avermelhados ou rosados.• Se o molho de um assado se encontra claro (sanguinolento ou rosado) é uma indicação de que não se atingiu a temperatura apropriada no seu interior.• Ovos: cozinhar até que as claras e as gemas estejam duras.• Estão disponíveis no mercado termómetros que permitem medir a temperatura no interior dos alimentos.
2. A carne de aves crua e os ovos crus não devem estar em contacto directo com os alimentos prontos-a-comer, tais como saladas, fruta ou refeições preparadas.
3. Não se devem utilizar pratos, talheres ou outros utensílios de cozinha que tenham estado em contacto com a carne de aves ou com ovos crus, para pôr ou manipular alimentos cozinhados, sem previamente os lavar bem com água quente e detergente.
4. Lavar bem as mãos depois de manipular carne de aves e ovos crus.

quinta-feira, janeiro 11, 2007



** Feijoada a moda da Sofia **





Ingredientes:(para 4 pessoas)

Feijão se for enlatado 6 latas

1 chouriço de carne

1 chouriço preto ou morcela

1 bocadinho de presunto

1 orelha de porco

2 pés de porco

1 bocado de salpição

350g de entremeada de porco

350g de entrecosto

azeite q.b.

2 cebolas pequenas

1 folha de louro

colorau q.b.

1 cenoura

1 dente de alho

1 lombardo

sal q.b.

piripiri

Preparação:

Poe-se o feijao de molho no dia anterior e na manha do dia seguinte coze-se, (uma tigela e meia de feijao para quatro pessoas) também se pode optar por feijao enlatado já cozido. A parte, noutra panela cozem-se as carnes (presunto, pe de porco, orelha de porco, salpicao, linguica, carne entremeada de porco, entrecosto de porco,chourico de carne e chourico preto ou morcela). Faz-se um refogado com um pouco de azeite e bastante cebola, metem-se as carnes nesse refogado e deixa-se apurar ligeiramente, mistura-se o feijao já cozido,e aproveitar a agua do feijao, rectificam-se os temperos de sal, colorau, 1 folha de louro, 1 cenoura , 1 dente de alho e um pouco de piri piri. Depois misture algumas folhas de repolho, ou lombarda ( eu pessoalmente misturo sempre lombarda)e a cenoura as rodelas. Deixa-se apurar, (o feijao deve ser vermelho ou manteiga para esta feijoada, ja que o feijao branco tem tendencia a desfazer-se). Pode-se acompanhar com um pouco de arroz branco solto.
Espero que gostem e Bom apetite.


Bem vindos ao meu Blog , finalmente arranjei tempo para me iniciar nesta nova aventura de Bloggisses...e com um tema que eu adoro Culinaria, mas ver com me vou safar. 3...2...1...O blog esta no ar...



visitas
Comilão online